terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mercado de Carbono irá expandir nos próximos anos

Enquanto no passado os preços do mercado de carbono estiveram altamente voláteis, em um mercado pós-copenhague os créditos podem ser vistos por investidores como um chão firme.

mercadocarbono

Durante as próximas décadas, o mercado global para créditos de carbono deve crescer para cerca de três trilhões de dólares, duas vezes o tamanho atual do mercado de petróleo. Esses créditos porém devem partir de investimentos de grandes incertezas, sendo utilizados como garantias contra prejuízos ou aumento da inflação.

Atualmente o esquema de comércio de emissões da União Europeia é o principal mercado mundial, mas os EUA, Austrália e vários outros países já demonstraram que tem esquemas parecidos em andamento.

A velocidade desse crescimento irá depender do que a conferência em Copenhague decidir, se forem incentivadas as economias com baixa emissões de carbono, mas independente disso, esquemas como o mercado europeu irão expandir pelo mundo todo.

Criticos reclamam que falta tranparência no mercado de carbono pois os verdadeiros compradores e vendedores se escondem atrás de corretores, mas de acordo com Alexandria Galin, responsável pelas políticas dos mercados de carbono e associação de investidores, isso é apenas um desenvolvimento natural enquanto o mercado amadurece.

“Instituições financeiras participam do mercado como parte de negócios, os quais elas não tem capacidade ou experiência para fazer por si próprias,” disse Galin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário